terça-feira, 26 de julho de 2016

As férias dedicadas a caçar tesouros!



O geocaching é uma atividade que se realiza ao ar livre, semelhante a uma caça ao tesouro. Este ‘jogo’ realiza-se com o auxílio de um dispositivo GPS e o objetivo é encontrar  caches (‘tesouros’). Há caches em todos os continentes e, praticamente, em todos os países, há caches na terra, no mar e até no espaço! Trata-se pois de uma atividade que além de fomentar o contato com a natureza aumenta os níveis de entusiasmo numa competição que pode ser benéfica num ambiente informal de aprendizagem. O desafio deve ser pensado pelo professor e pode, inclusive, conter diferentes momentos a fim de dar pistas aos alunos para encontrarem o tesouro final. Este tesouro (cache) não é mais do que uma caixa que normalmente contém um livro de registos (logbook), material de escrita (lápis ou caneta), objetos simbólicos para troca (porta-chaves, bonecos, etc…) e informação útil acerca do local/monumento.
 TIPOS DE CACHES
Tradicional – Caixa simples colocada no local exato das coordenadas fornecidas; 
Multicache – Para encontrar as coordenadas da cache final é necessário passar por pontos intermédios e recolher informação. Podem ser pontos virtuais ou físicos com as coordenadas do ponto seguinte.
Mistério – É necessário a resolução de um enigma para obter as coordenadas reais da cache. Letterbox – Para encontrar a cache são fornecidas pistas em vez de coordenadas. Muitas vezes uma letterbox trata-se de uma multicache. Estas caches não contêm itens para troca. A caixa apenas contém um carimbo para que os geocachers ao encontrá-la ‘carimbem’ a sua visita/descoberta, devendo o carimbo ficar no local para os geocachers seguintes. 
Evento – Trata-se de um encontro de geocachers onde os praticantes deste jogo podem conviver e trocar ideias sobre esta atividade. O evento é marcado virtualmente e são disponibilizadas as coordenadas da sua localização. Cache In Trash Out (CITO) – Trata-se de um evento de limpeza de um determinado local. Neste tipo de atividades, enquanto os geocachers procuram as caches, procede-se à recolha do lixo que encontram pelo caminho, deixando-o nos locais apropriados. Earthcache – Trata-se de uma cache virtual localizada em locais de interesse geológico permitindo a quem visita aprender mais sobre aquele fenómeno natural. 
 Ghostbuster – Trata-se de uma cache cuja procura se realiza à noite com uso de material fluorescente, sendo o geocacher conduzido até à cache. 
Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares